MENU

Paramentos Litúrgicos


 

Conheça Nossas Casulas Cotidiana

casulas cotidiana

As casulas cotidiana são uma ótima opção como paramentos do dia a dia. Confeccionadas em tecido Milano, leve de ótimo caimento e mantendo toda a qualidade dos paramentos Santa Inês,


Capa de Asperge e véu umeral para benção do santíssimo

conjunto capa de asperge e veu umerao par bencao

Conjunto capa de asperge (pluvial) e véu umeral, confeccionadas em tecidos nobres e bordados em fio ouro com galao em veludo alemão.



galeria-de-clientes-usando-casula nossa-empresa


 

Central de atendimento





Paramentos Litúrgicos na Igreja

Os Paramentos litúrgicos, são as vestimentas que os sacerdotes usam durante as celebraçoes . Os paramentos são de caráter sagrado, onde cada peça usada e cada cor tem um significado litúrgico.

As vestes litúrgicas tem na sua origem greco-romana e que ao longo dos anos foram sendo adotadas na vida litúrgica da Igreja.

O ato de usar paramentos também significa estar revestido da graça de Deus, da força de Deus para o desempenho da função litúrgica. Por isso no missal do rito extraordinário da missa haviam orações específicas para acompanhar o vestimento de cada paramento sagrado.

Nos primeiros séculos, a forma de vestir das pessoas de uma determinada classe social (os honestiores) foi também adotada para o culto cristão,e esta prática foi mantida na Igreja, mesmo após a paz de Constantino.

Os ministros sagrados usavam suas melhores roupas, provavelmente reservadas para a ocasião.

Enquanto que na antiguidade cristã as vestimentas litúrgicas diferiam das de uso cotidiano não pela forma particular, mas apenas pela qualidade dos tecidos e decoração particular, no curso das invasões bárbaras, os costumes, e com eles também a forma de vestir dos novos povos, foram introduzidos no Ocidente, levando a mudanças na moda profana.

A Igreja, ao contrário, manteve essencialmente inalteradas as roupas usadas pelos sacerdotes nos cultos públicos; foi assim que as vestimentas de uso cotidiano acabaram por se diferenciar das vestes de uso litúrgico.

Os paramentos litúrgicos próprios de cada grau do sacramento da ordem foram definitivamente definidos, assumindo a aparência que conhecemos hoje.


 

Quais os Paramentos Liturgicos?


Os Paramentos Litúrgicos são todas as vestes utilizadas dentro de uma função ritualística são denominadas ?litúrgicas?, pois através delas, Deus faz de maneira visível sua presença edificante e sobrenatural, já não é o padre que as está vestindo, mas o próprio Cristo que se faz ? in persona?.

Existem diversas espécies de vestimentos, cada qual para desempenhar com esmero uma função específica; algumas são reservadas apenas a altos prelados, outras de uso livre, porém é importante diferenciar veste litúrgica de veste talar; a primeira refere-se tão somente ao culto e a realização de sacramentos, a segunda é qualquer roupa religiosa usada no quotidiano como batinas, hábitos, capas, etc.

Função e significado espiritual dos Paramentos Litúrgicos

Além das circunstâncias históricas, os paramentos sacros têm uma função importante nas celebrações litúrgicas: primeiramente, o fato deles não serem usados no cotidiano, tendo assim um caráter cultual, ajuda-nos a romper com o cotidiano e suas preocupações, no momento da celebração do culto divino.

Além disso, as formas largas das vestimentas, como por exemplo da casula, põem em segundo plano a individualidade de quem as veste, enfatizando seu papel litúrgico.

Pode-se dizer que a ocultação do corpo do ministro sob as vestes, em certo sentido, despersonaliza-o, removendo o ministro celebrante do centro, para revelar o verdadeiro Protagonista da ação litúrgica: Cristo. A forma das vestes, portanto, lembra-nos que a liturgia é celebrada in persona Christi, e não em próprio nome.

Aquele que exerce uma função de culto não atua como indivíduo por si mesmo, mas como ministro da Igreja e como instrumento nas mãos de Jesus Cristo.
 

Paramentos Litúrgicos e seu Caráter Sagrado


O caráter sagrado dos paramentos litúrgicos provém também do fato de quesão vestidos conforme prescreve o Ritual Romano.

Na forma extraordinária do Rito Romano (de São Pio V), a vestidura dos paramentos é acompanhada por orações relativas a cada veste, orações cujo texto ainda pode ser encontrado em muitas sacristias.

Ainda que estas orações não sejam mais prescritas (mas nem tampouco proibidas) da forma ordinária do Missal emitido por Paulo VI, seu uso é aconselhável, uma vez que ajudam nas preparações e no recolhimento do sacerdote antes da celebração do Sacrifício Eucarístico.

Para confirmar a utilidade destas orações, note-se que elas foram incluídas no Compendium Eucharisticum, recentemente publicado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Além disso, pode ser útil lembrar que Pio XII, por decreto de 14 dejaneiro de 1940, concedeu uma indulgência de cem dias para cada oração.

Tipos de Paramentos Litúrgicos

São vários os paramentos litúrgicos usados na igreja, como túnica, estola, casula, dalmática, capa de asperge, alva, sobrepeliz e outros.
Além das vestes litúrgicas, você ainda encontrará em nossa loja:
Alfaias, corporal, sanguíneo, manustergio, toalhas para altar, toalhas para mesa da palavra e credência, pálio para procissão etc
.

Os Paramentos litúrgicos Santa Inês

Desde 1998, somos uma empresa especializada na confecção de paramentos litúrgicos exclusivos.
Todas as peças são o resultado de uma cuidadosa seleção de tecidos nobres e fios de qualidade para proporcionar maior conforto, beleza e elegância.

Após todos esses anos de dedicação a liturgia, e sempre buscando a perfeição em nossos produtos, hoje podemos nos alegrar em ver padres em todo o Brasil, assim como, países do Mercosul, Estados Unidos e Europa, usando os paramentos, que por nós foram confeccionados sempre com muito amor a liturgia.

Em nossa loja virtual, você encontrará uma grande variedade em paramentos litúrgicos bordados e peças personalizadas confeccionadas sob medida.
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual