logo
MENU

Arcanjo São Miguel.


Dia 29 de setembro é o dia do Arcanjo mais querido e popular, o São Miguel.

Ele foi escolhido por Deus para ser o defensor de todos os seres humanos, cristãos ou não, pois para Deus todos são seus filhos e filhas, independe da religião.

Arcanjo Miguel junto com seus anjos formam uma imensa legião de luz pronta para interceder por todos aqueles que o invocam com humildade e sinceridade no coração.

Arcanjo Miguel é muito solicitado para combater os males da vida moderna, as tentações demoníacas, armadilhas e nossos medos. Também é chamado para nos libertar de todos estes males.

Tudo que nos prende e nos derruba: pessoas negativas, pensamentos ruins, inveja, relacionamentos perturbadores, intrigas, fofocas e por aí vai.

Para invocar o seu auxílio, é preciso rezar diariamente a oração de São Miguel Arcanjo e repetir durante o dia: "São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate".

Tenha fé e liberte-se das más energias que podem nos prender. Faça todos os dias e liberte-se.
 

Oração de Libertação do Arcanjo Miguel



Glorioso São Miguel Arcanjo,
poderoso vencedor das batalhas espirituais,
vinde em auxílio das minhas necessidades
espirituais e temporais.

Afugentai de minha presença todo mal
e todo ataque e ciladas do inimigo.
Com sua poderosa espada de luz,
derrotai todas as forças malignas
e iluminai meus caminhos
com a luz de tua proteção.

Arcanjo Miguel,
do mal: libertai-me;
do inimigo: livrai-me;
das tempestades: socorrei-me;
dos perigos: protegei-me;
das perseguições: salvai-me!

Glorioso São Miguel Arcanjo,
pelo poder celeste a vós conferido,
sê para mim o guerreiro valente
e conduzi-me nos caminhos da paz.

Amém!

Eu peço ao Arcanjo Miguel que me ajude a romper acordos e coisas dos quais quero me libertar para alcançar a sabedoria espiritual e poder mais sublimes. Invoco a poderosa presença para que ele me dê sabedoria, discernimento e intenção amorosa. Assim seja.

oração de são miguel


 

Arcanjo Miguel, liberte-me:

1 Liberto-me de todas e quaisquer expectativas acerca do meu progresso e aperfeiçoamento espiritual. Viverei cada dia no presente, concentrando-me em entrar em harmonia e em equilíbrio com meu eu superior, nos níveis físico, mental e emocional.

2 Liberto-me de todos os acordos que fiz com a minha mãe, meu pai, meus filhos, meus enteados, meu marido/minha mulher, meus irmãos, irmãs, amigos, meu ex-marido/ex-mulher, ou com quaisquer outras pessoas que me prendam à realidade tridimensional.

3 Liberto-me de todos os conceitos errados acerca do meu direito ao amor, à alegria, à paz, à harmonia, à segurança, à abundância, à criatividade, à vitalidade juvenil, à saúde e ao bem-estar, à velhice e à morte.

4 Liberto-me da necessidade de querer salvar o mundo ou qualquer pessoa que nele se encontre. Compreendo que a minha missão é aceitar a condição de Mestre e agir como exemplo vivo e amoroso para todos, sem precisar corresponder às expectativas de ninguém.

5 Liberto-me de todos os condicionamentos e de todas as lembranças celulares acerca do meu corpo físico. Reivindico o meu direito divino inato à beleza, à vitalidade, à saúde e ao bem-estar, sabendo que esse é o meu estado natural de existência e que só preciso seguir os toques do espírito para manifestar essa perfeição.

6 Liberto-me de todas as expectativas com respeito à minha criatividade e ao meu trabalho. Trabalho e crio pela alegria que isso me traz, e sei que a minha abundância e os meus recursos se originam do espírito e não dos meus esforços, apenas da crença no meu merecimento.

7 Liberto-me de todo e qualquer domínio que o governo e o sistema tridimensionais tenham sobre mim. Eles não me controlam, nem a minha abundância ou segurança. Tenho plena capacidade de manifestar segurança, de ser totalmente autossuficiente e totalmente dono do meu destino.

8 Liberto-me de todas as dívidas carmicas remanescentes e da energia deteriorada que exista em mim e no meio corpo físico, mental, emocional e astral. Resolvo agora todos os problemas com facilidade e graça, e me projeto na luz para participar da co-criação do Céu na Terra.

9 Liberto-me de quaisquer ideias equivocadas acerca da minha capacidade de atrair conhecimentos, sabedoria e informações relevantes, provenientes do espírito e dos reinos superiores. Atraio agora novos conhecimentos, novas ideias e nova sabedoria que me permitam aprender a crescer e a agir como exemplo vivo.

10 Liberto-me de todo e quaisquer julgamento, ideias preconcebidas e expectativas relativas a outras pessoas, sabendo que elas estão agindo de acordo com o nível em que estão na escala da evolução. Dou-lhes meu amor e incentivo, e só transmito informações quando solicitadas, mas assim mesmo, com a advertência de que a minha verdade pode não ser a delas.
 

Quem é São Miguel Arcanjo?

O arcanjo Miguel é um dos três anjos venerados por nomes pela igreja (com Gabriel e Rafael).

Miguel significa aquele que se parece com Deus. Na tradição da igreja ele é o chefe dos anjos no céu.
A igreja honra Miguel com quatro títulos:

Primeiro, ele é o anjo da morte. Assim assiste cada alma na sua jornada final após a morte, até o céu para julgamento.

A tradição diz que Miguel dá uma última chance para todas as pessoas a se redimirem antes da morte e assim provoca consternação ao demônio e seus seguidores.

Segundo, ele é um padroeiro especial, e protetor do povo escolhido no Velho Testamento.

Terceiro, ele é o supremo inimigo de Satã e segundo o Livro das Revelações ele lutará contra Satã e virá, no final dos tempos, comandando tropas de anjos do Senhor para a luta final.

Quarto, ele é o guardião da Igreja.

Miguel aparece duas vezes no Velho Testamento. Em Daniel (10,13) que diz Miguel , um dos grandes príncipes e logo depois como um grande príncipe.

Sua proeminência nas lendas e tradições judias faz dele um poderoso líder angélico, o príncipe dos arcanjos e tem como certa o seu significado na tradição cristã dos anjos.

A veneração a Miguel data dos tempos mais antigos da historia cristã acompanhado de uma extensa tradição e lendas.

Ele supostamente teria visitado o Imperador Constantino da Grécia (em 337), fez uma dramática aparição no Mausoléu de Hadrian, em Roma em resposta a um apelo para acabar com a praga da peste (a praga acabou e o mausoléu passou a ser chamado de Castelo de Sant Ângelo em sua honra) e ele interveio em uma serie de batalhas e guerras.

Santa Joana dArc (1431) credita a Miguel como sendo um dos espíritos santos que a ajudaram e deram a ela a coragem de salvar a França durante a guerra dos 100 anos (1337-1455).

Numerosos teólogos examinaram Miguel, incluindo os Patriarcas Gregos, e outros grandes nomes da igreja como São Basil e São Tomas de Aquino. Este último, dedicou uma capítulo inteiro da Summa Theologiae, aos anjos e arcanjos.

O papel de Miguel como o anjo que cura é celebrada pelas igrejas na Ásia Menor e varias igrejas tem o seu nome e são visitadas com frequência pelos pobres e doentes.

Marinheiros da Normandia o invocam, como seu padroeiro. E em 1950 Papa Pio XII o nomeou padroeiro dos policiais.

O famoso Monastério do Monte São Miguel (França), obviamente, tem este nome, em sua honra.

São Miguel é mostrado na arte litúrgica da Igreja como um anjo segurando uma espada ou lança, um escudo e uma balança.

Ele é também padroeiro dos paraquedistas, dos motoristas de ambulância, paramédicos, fuzileiros navais, radiologistas e marinheiros.

Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com Gabriel e Rafael.

No passado era celebrado, sozinho no dia 8 de maio.
 

HISTÓRIA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Introdução

Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos.

Eles fazem parte do grupo dos sete espíritos citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus.

Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo.

Os nomes de cada um deles testemunham também a missão que têm. Vamos conhecê-los.


São Miguel Arcanjo

O nome Miguel, vem da língua Hebraica. É um nome em forme de uma pergunta: Quem como Deus É, na verdade, uma pergunta afirmação, pois "ninguém é como Deus". Sendo este também o significado deste nome. O nome Miguel significa ainda "semelhança de Deus".

Guardião, guerreiro

São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial.

Ele é também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica.

São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do exército celestial, dos anjos que são fiéis a Deus.

Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento. São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor das forças do mal.


São Miguel Arcanjo nas Escrituras

Seu nome é citado três vezes nas Sagradas Escrituras:

A primeira, no Antigo Testamento, está no capítulo 12 do livro de Daniel.

A segunda, já no Novo Testamento, na carta de são Judas e a terceira, no capítulo 12 do livro do Apocalipse.


Culto a São Miguel Arcanjo

O culto a São Miguel Arcanjo está presente na Igreja desde os primórdios.

A ele são dirigidas novenas e orações pedindo a proteção contra o mal e a direção no caminho de Deus.


No Antigo Testamento

São Miguel Arcanjo aparece explicando ao profeta Daniel o significado das visões que o profeta tinha envolvendo um carneiro e um bode.

Ele também anunciou ao profeta Daniel fatos importantes como o caminho destinado à nação judaica, a vinda do Messias e a rejeição que ele sofreria por parte do seu povo e sua morte neste mundo.


No Novo Testamento

Aparece a Zacarias

São Miguel arcanjo também tem um papel muito especial no Novo Testamento.

Primeiramente, ele aparece ao sacerdote Zacarias e anuncia que sua esposa Isabel, já em idade avançada, ficará grávida e dará à luz um filho que se chamará João (João Batista), o precursor de Jesus.

Como Zacarias duvidou, por causa da idade avançada, Gabriel o castigou fazendo-o ficar mudo até que o menino nascesse.


Anuncia o nascimento de Jesus

Seis meses depois que Isabel engravidou, São Gabriel Arcanjo apareceu à Virgem Maria com a missão de anunciar que ela seria a Mãe do Salvador.

Esta, sem dúvida, foi sua missão mais importante.


Palavras sagradas da Ave Maria

Desta missão, cumprida maravilhosamente por São Gabriel, nasceu a oração talvez mais rezada de todos os tempos: a Ave Maria. De fato, as primeiras palavras da Ave Maria são as palavras ditas por São Gabriel Arcanjo à Virgem:

Ave (que significa alegra-te) Maria, cheia de graça. O Senhor é contigo.

Se o arcanjo é mensageiro de Deus e só fala aquilo que Deus quer que seja dito, então, podemos concluir que as palavras da Ave Maria foram ditas por Deus!

E a segunda parte desta oração foi pronunciada por Santa Isabel cheia do Espírito Santo, ressalta São Lucas:

Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!

Assim, rezar a Ave Maria é repetir palavras ditas por Deus.



Aparece a São José

São Gabriel Arcanjo aparece depois a São José e explica a ele, em sonhos, que a gravidez de Maria é obra do Espírito Santo.

Por isso, José, que pensava em deixar Maria em segredo por não compreender sua gravidez, recebeu-a como sua esposa e assumiu a grandiosa missão de marido da Mãe do Salvador e pai adotivo de Jesus.


Outras aparições no Novo Testamento

Os teólogos afirmam que São Gabriel Arcanjo apareceu outras vezes no Novo Testamento.

Foi quem apareceu aos pastores de Belém para avisá-los sobre o nascimento de Jesus.

Foi ele também que avisou os reis magos para que não retornassem ao rei Herodes depois de terem visto o menino Jesus.

Foi ele quem ordenou a José que fugisse para o Egito para salvar Jesus da perseguição de Herodes.

Foi ele que, depois da morte de Herodes, mandou que José voltasse com Jesus e Maria para Nazaré.

Foi ele quem consolou Jesus em sua agonia no horto das Oliveiras e, por fim, foi ele quem anunciou às mulheres que Jesus havia ressuscitado.
 

Assumiu a forma humana

Segundo as Escrituras, São Rafael Arcanjo assumiu a forma humana e conviveu com seres humanos pelo espaço de alguns meses.

A narração se encontra no Livro de Tobias, no Antigo Testamento. Na história,

O Arcanjo acompanhou e protegeu o jovem Tobias numa longa e perigosa jornada feita à região da Média, Egito. Durante a viagem, o Arcanjo Rafael guiou Tobias, intermediou seu casamento com Sara e recuperou uma grande soma de dinheiro que era devido ao pai de Tobias (Tobit).

Por fim, São Rafael guiou Tobias de volta a seu pai, acompanhado de sua esposa e curou o pai de uma doença nos olhos, que o tornava cego.

Depois disso, revelou-se como um dos sete arcanjos que assistem diante de Deus e ordenou que Tobias escrevesse tudo o que lhe acontecera.
 

Portador da cura divina

São Rafael Arcanjo é o portador da cura divina.

Ele conduz a humanidade no caminho de Deus, intercedendo pela cura dos males físicos e espirituais que possam nos desviar do caminho.
 

Padroeiro da misericórdia

Por este motivo, São Rafael Arcanjo se tornou o padroeiro dos sacerdotes e dos médicos. Além disso, ele é protetor dos viajantes, dos soldados e dos escoteiros.

Portador da misericórdia, seu poder espiritual está sempre voltado para os hospitais e as instituições de caridade, onde a misericórdia se faz sempre necessária.
 

Protetor dos peregrinos

São Rafael arcanjo é também o grande protetor dos peregrinos.

E não apenas dos que estão em viagem, mas, também, de todos nós que estamos na grande peregrinação a caminho de Deus.

São Rafael Arcanjo protege-nos e guia-nos pelo caminho reto, santo e seguro dessa vida.

Ele nos conduz a Jesus Cristo, o Salvador misericordioso, em quem encontramos a felicidade verdadeira e a salvação eterna.

Em última análise, somente em Jesus encontramos a cura completa do nosso corpo e da nossa alma.
 

O poderoso Terço de São Miguel Arcanjo

Esse terço é rezado para pedir proteção pessoal e para a nossa família.

São Miguel Arcanjo é o protetor contra as ciladas do maligno.

Foi ele quem liderou o exército dos anjos que expulsaram satanás e os anjos decaídos, depois que estes se rebelaram contra Deus. Seu nome significa Quem como Deus Um nome em forma de pergunta, que, na verdade é uma afirmação: Ninguém é como Deus em poder, força, amor, bondade e glória.

O Terço de São Miguel Arcanjo nos ajuda numa espiritualidade que nos remete ao mundo celestial, ajuda-nos na oração, na fé e na esperança e na proteção contra o mal.

 

Origem

O Terço de São Miguel nasceu de uma aparição do próprio Arcanjo a uma serva de Deus chamada Antônia dAstonoac, em Portugal.

Logo a devoção se espalhou entre o povo e chegou aoutros países. Por causa de sua profundidade e coerência com a fé católica, foi aprovada por vários bispos.

Depois, pelo Santo Papa Pio IX. Este Papa, inclusive,concedeu várias indulgências aos que rezassem o Terço com devoção, no dia 08 de agosto de 1851.
 

Promessas de São Miguel Arcanjo a todo aquele que rezar diariamente o seu Terço

Ao aparecer à serva de Deus Antônia dAstonoac, São Miguelexplicou que seria importante rezar esse Terço fazendo nove saudações aos nove co¬ros dos anjos.

Essas saudações consistemno seguinte: recitar um Pai-nosso e três Ave-Marias em honra de cada um desses coros angelicais.

Em retribuição a todo aquele que prestasse este culto, São Miguel Arcanjo prometeu que haveria um cortejo de nove anjos durante toda a vida e toda vez que o devoto se aproximasse da Santa Eucaristia. Além disso, após a morte, o devoto alcançaria a liberta¬ção do purgatório para si e seus familiares.

Uma das palavras de São Miguel sobre o Terço é esta:

Este terço será para vós uma arma poderosa, porque desde o momento em que o pronunciais, vós podereis estar certos da presença celeste ao vosso lado e para quem vós rezais.

Para rezar, o ideal é usar o Terço de São Miguel, que é diferente.

Ele é feito com nove Mistérios (contas grandes) e, entre cada conta grande, três contas pequenas, como se fossem as Ave Marias do terço comum.

Assim, faz-se nove saudações aos nove coros de anjos.

Preparação:
Se possível, recolha-se a um local reservado, tranquilo. Também, se possível, tenha uma imagem de São Miguel e uma vela acesa, símbolo da fé.

Como rezar o Terço de São Miguel

Sobre o crucifixo, ou a medalha de São Miguel, reza-se:
V: Deus, vinde em nosso auxílio.
R: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai

Oração inicial a São Miguel Arcanjo


São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste, tu que foste escolhido para vencer as forças do mal, tu perante quem todo o inimigo recua, vem ajudar-nos, vem proteger-nos. Expulsa para longe tudo o que poderá dificultar o nosso caminho na Fé e Santidade. Com a tua espada atravessa o flanco daquele que quer afastar-nos da nossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria, e leva-nos sempre junto do nosso Pai Celeste, lá, onde devemos morar como herdeiros do Reino. Amém.

Em seguida, reza-se:

- Credo
- Pai Nosso (na primeira conta grande)
- Ave Maria (nas 3 primeiras contas pequen
as)
- Glória ao Pai

Primeira saudação - 1ª conta grande

Saudamos o primeiro coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins, para que o Senhor nos torne dignos de ser abrasados de uma perfeita caridade. Amém.

Nas contas pequenas reza-se:

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste,
Protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.

Segunda saudação - 2ª conta grande

Saudamos o segundo coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e dos coros celestes dos Querubins, para que o Senhor nos conceda a graça de fugir do pecado e procurar a perfeição cristã. Amém.(Uni Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai)

Nas contas pequenas reza-se:

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste,
Protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.

Terceira saudação - 3ª conta grande

Saudamos o terceiro coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Tronos, para que Deus derrame em nosso coração o Espírito de verdadeira e sincera humildade. Amém.
(Um Pai-nosso e três Ave-Marias, Glória ao Pai)

Nas contas pequenas reza-se:

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste,
Protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.

Quarta saudação - 4ª conta grande

Saudamos o quarto coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Dominações, para que o Senhor nos conceda a graça de dominar nossos sentidos e de nos corrigir de nossas más paixões. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai)

Nas contas pequenas reza-se:

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste,
Protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.

Quinta saudação - 5ª conta grande

Saudamos o quinto coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Potestades, para que o Senhor se digne proteger nossas almas contra as ciladas e tentações do demônio. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai)

Nas contas pequenas reza-se:

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste,
Protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.

Sexta saudação - 6ª conta grande

Saudamos o sexto coro de Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes, para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas que nos livre de todo mal. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai)

Nas contas pequenas reza-se:

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste,
Protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.

Sétima saudação - 7ª conta grande

Saudamos o sétimo coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Principados, para que o Senhor encha nossas almas do Espírito de uma verdadeira e sincera obediência. Amém.(Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai)

Nas contas pequenas reza-se:
 

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste,
Protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.

Oitava saudação - 8ª conta grande

Saudamos o oitavo coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Arcanjos, para que o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e nas boas obras, a fim de que possamos chegar a possuir a glória eterna do Paraíso. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai)

Nas contas pequenas reza-se:
 

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste,
Protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.

Nona saudação - 9ª conta grande

Saudamos o nono coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste de todos os Anjos, para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal e por eles conduzidos à glória eterna do Céu. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias, Glória ao Pai)

Nas contas pequenas reza-se:
 

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste,
Protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.

Oremos


Deus todo-poderoso e eterno, que, por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja, o glorioso Arcanjo São Miguel;

tornai-nos dignos de ser preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora de nossa morte nenhum deles nos possa inquietar. São Miguel Arcanjo, contigo, pela graça de Deus Pai, nós queremos gritar no Céu:

Quem como Deus Ajuda-nos a escolhermos sempre o bem e afastar para longe de nós tudo o que é mal, tudo o que possa ferir o coração de Deus.

Ajuda-nos a ser dignos do nosso batismo, a fim de que no dia querido, podermos reinar junto do nosso Pai e rezar pelas almas que se afastem do Reino de Deus. São Miguel Arcanjo, nós temos confiança em Ti, nós cremos em todo o poder que Deus te deu para salvar as almas e vencer as forças do mal. Amém.

Ao final, rezar:

Um Pai-nosso em honra de São Miguel Arcanjo.
Um Pai-nosso em honra de São Gabriel.
Um Pai-nosso em honra de São Rafael.
Um Pai-nosso em honra de nosso Anjo da Guarda.

Oração final:

Glorioso São Miguel, chefe e príncipe dos exér¬citos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo, vós, cuja excelência e virtude são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei por vossa incomparável proteção que nos adiantemos cada dia mais na fidelidade e na perseverança em servir a Deus.

V: Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo.
R: Para que sejamos dignos de suas promessas.

Jaculatórias

Rogai por nós, bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Jesus Cristo!
Para que sejamos dig¬nos de suas promessas.

Ó Luminares radiosos do Céu, exército triunfante da Corte Celeste,
Assisti a Santa Igreja e dai-lhe vitória sobre todos os seus inimigos.

Ó Coros admiráveis da hierarquia celeste, que servis a Deus no Céu e na Terra opondo-vos ao mal,
Fazei que o bem triunfe sempre em nome de Deus Trino. Amém.

O nome Miguel

A tradução literal de Miguel, de acordo com o hebraico, origem do nome Mîkhl, é aquele / quem como Deus, podendo ser observado separadamente:

  • Mi = aquele / quem;

  • Kha = como; e

  • El = Deus.

Com isso, é possível afirmar que São Miguel Arcanjo, chamado na Bíblia como o maior dos arcanjos,tem posição de destaque, sempre bem perto de Deus.

Entretanto, a tradução literal do seu nome quem é como Deus também pode ser uma retórica à ideia de que ninguém se compara a Deus.

Até por conta dessa aproximação com Deus, é fácil entender o porquê da presença da figura deste anjo na casa de muitos devotos.

Quando se fala do catolicismo, a maior em termos de fiéis espalhados pelo mundo, a figura de São Miguel Arcanjo é uma das mais reverenciadas, ficando atrás apenas de Deus e de seu filho, Jesus.

Ainda segundo a igreja católica, São Miguel Arcanjo, além do mensageiro de Deus, ainda é visto como um guia para os mortos que estão a caminho do céu e como um protetor da igreja contra as forças do mal.

Dentro da Bíblia, Miguel é chamado de o maior dos arcanjos.


O Anjo Miguel

Como dito, e por ser bem conhecido, é mais do que comum encontrar representações de São Miguel Arcanjo.

A figura do anjo está presente nas casas de devotos e nas igrejas, seja em forma de estátua ou desenhado em um quadro.

Vale ressaltar que as pessoas que têm a figura de São Miguel Arcanjo, a tem como uma forma de proteção.

As pessoas buscam neste anjo uma espécie de escudo, ou seja, ou fonte de defesa para enfrentar os perigos da vida.

A fé em São Miguel Arcanjo é muito grande para todos aqueles que buscam segurança, força, proteção,saúde, prosperidade, harmonia, superação e encaminhamento para todas as situações difíceis da vida humana.

E se analisarmos a história de São Miguel Arcanjo, confirmaremos que isto faz todo sentido. Através de documentos antigos e textos bíblicos também se pode associar o Anjo Arcanjo Miguel à cura.

Antes tido como um anjo de cura, e depois, com o tempo, como o protetor e líder dos exércitos de Deus contra as forças do mal, São Miguel Arcanjo teve santuários cristãos construídos ainda no século IV.

Os milagres realizados por São Miguel Arcanjo, como se pode observar nos escritos antigos,apresentam envolvimentos com mortos e vivos, o que só comprova a sua força no contexto religioso.

E é exatamente por isso que os devotos rezam ao anjo São Miguel Arcanjo pedindo por milagres e para afastar as forças do mal. São relatos de eventos que só poderiam ser realizados através do sobrenatural, por ordem divina.

E como já mencionamos mais acima, a figura de São Miguel Arcanjo não é uma exclusividade da religião católica, muito pelo contrário.

A figura do Anjo Miguel pode ser vista em várias religiões e culturas, até mesmo com nomes distintos.

A ideia de São Miguel Arcanjo como um advogado de defesa dos judeus apresenta tanta prevalência que, mesmo com a proibição rabínica contra os apelos aos anjos como um intermediário para que o povo converse com Deus, o Arcanjo Miguel ainda acabou por tomar um lugar importante na liturgia judaica.

O que se pode afirmar é que no século VI a devoção por São Miguel Arcanjo já havia se espalhado de norte a sul, de leste a oeste, de ocidente a oriente.

Mas, voltando às descrições em escritos antigos e sagrados, muitos deles guardados a sete chaves pelo Vaticano, que, aliás, vão muito além da Bíblia, sempre há menção do Anjo Arcanjo Miguel.

Ele é considerado o primeiro ser espiritual a existir no mundo, por criação do próprio Deus, e na sua concepção, foi designado que seria um protetor e guerreiro.

Conforme especificado na Bíblia, o guerreiro Miguel foi essencial na luta contra as forças do mal, inclusive vencendo Lúcifer.

Até por conta disso, muitas imagens de São Miguel Arcanjo o mostram vestido com uma armadura e empunhando uma espada de combate. E a sua luta contra o dragão simboliza a luta contra o demônio.

Dia de homenagem á São Miguel Arcanjo

sao-miguel-arcanjo

Hoje, no calendário cristão a data específica para comemorar o dia de São Miguel Arcanjo, é o dia 29 de setembro.

Nesse dia também é comemorado o dia dos arcanjos, Rafael e Gabriel.

Pela fé e pela busca de auxilio os 3 Arcanjos recebem neste dia inúmeras preces, velas, promessas e os mais diferentes pedidos, para quem tem fé, exite a certaza que alcançará as bençãos e graças.

Para quem ainda desconhece, os arcanjos são criaturas celestiais, puramente espirituais, com inteligência e vontade, não sendo mortais e nem corporais, e normalmente invisíveis.

Os arcanjos estão sempre na presença divina, por isso são tão citados em preces e intercessões. Eles fazem parte da Terceira Hierarquia, a última das ordens.

Todos possuem forte presença dentro das histórias bíblicas e dos apócrifos, e por conta desses e de outros motivos que o dia dos Arcanjos merece ser celebrado.

Podemos observar através da história a importância de cada um destes seres celestiais e o quanto eles podem interceder por nós, por nossos pedidos e fé, para que tudo se realize.

Os arcanjos desempenham uma missão especial em nosso favor, e o Dia dos Arcanjos é uma bela maneira de celebrar e homenagear os nossos protetores de todos os perigos.

Proteção de São Miguel Arcanjo

Sempre que fazemos referência a uma entidade, ou direcionamos nossas preces a ela, a fé é essencial, tanto que para aqueles que possuem fé e espiritualidade, rezar para São Miguel Arcanjo é uma das formas de encontrar paz e ter proteção durante a vida, contra todas as forças negativas que circulam pelo mundo.

Embora existam algumas orações específicas dedicada a São Miguel Arcanjo, o pedido feito com fé não tem necessidade de ser acompanhado da oração, isso segundo as próprias autoridades religiosas.

Isso só vem corroborar que independente se vocêconhece bem a figura de São Miguel Arcanjo ou a sua oração, você poderá contar com a sua proteção espiritual, desde que peça com fé e que o seu pedido esteja acompanhado de boas ações.

5 Orações para São Miguel Arcanjo

A oração a São Miguel Arcanjo, considerado um líder dos anjos e poderoso combatente do mal, tem muita força. Por ser um símbolo de justiça, de lealdade e por estar perto de Deus, a São Miguel Arcanjo oração é considerada muito poderosa.

Por conta da sua história, policiais, marinheiros e doentes consideram São Miguel Arcanjo como patrono.

Embora algumas pessoas reclamem para si a autoria da poderosa oração a São Miguel Arcanjo, a versão mais conhecida e feita ao final das missas é a do período do Papa Leão XII, que teve seu papado entre 1.878 e 1.903.

A oração tem poder e força no enfrentamento as más energias e demandas e não tem contra indicação e auxilia os que estão passando por difículdades na vida, e que precisam de ajuda, energia e garra para seguir em frente e vencer todos os obstáculos..

Oração de São Miguel Arcanjo

Oração de São Miguel Arcanjo

Príncipe Guardião e Guerreiro, defendei-me e protegei-me com Vossa Espada.

Não permita que nenhum mal me atinja.

Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes e contra quaisquer atos de violência.

Livrai-me de pessoas negativas e espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção em meu lar, meus filhos e familiares. Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.

Trazei a paz e a harmonia.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio.

Instante e humildemente vos pedimos, que Deus impere e vós, Príncipe da milícia celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas.

Amém.

Além desta principal, e mais famosa oração de São Miguel Arcanjo descrita acima, existe outras variações de orações que podem ser atribuídas a São Miguel Arcanjo.

Veja alguns exemplos abaixo:

Oração de Proteção à São Miguel Arcanjo

Glorioso São Miguel Arcanjo,

Poderoso vencedor das batalhas espirituais,

Vinde em auxílio das minhas necessidades espirituais e temporais.

Afastai do meu ser todo mal e todo ataque e armadilha do inimigo.

Defenda me com sua espada de luz, derrote todas as forças malignas e ilumine meu caminho com a sua presença e me dê a tua proteção.

Arcanjo Miguel,

Do mal: libertai-me;

Do inimigo: livrai-me;

Das tempestades: socorrei-me;

Dos perigos: protegei-me;

Das perseguições: salvai-me!

São Miguel Arcanjo, pelo poder divino a vós conferido, seja o guerreiro valente que conduz nos caminhos da luz, amor e paz.

Amém!

10 Decretos de São Miguel Arcanjo para tranformação de padrões.

1. Renuncio a quaisquer expectativas relativas à minha evolução e processo espiritual. Vivo o momento cada dia, concentrado no propósito de restabelecer o equilíbrio e harmonização do meu corpo, espírito, emoções e o meu Divino Ser.

2. Anulo todos os pactos, contratos e acordos feitos com a minha mãe, pai, filhos, enteados, marido (ou mulher), ex-mulher (ou ex-marido) ou quaisquer outras pessoas que me possam me prender na 3ª dimensão.

3. Renuncio a todos os meus jugamentos incorretos sobre o meu ser, meu carater, a minha vivência do amor, da minha alegria pela vida, da paz interior, da minha confiança, prosperidade, da minha saúde e do bem-estar, da velhice e da morte.

4. Renuncio à necessidade de ser o salvador do mundo ou qualquer pessoa ou animal que nele se encontra. Conhecer minha missão é aceitar a minha obra e viver como um exemplo de amor e gratidão sem esperar nada em troca.

5. Liberto-me de todos os preconceitos e padrões externos quanto ao meu corpo físico. Reivindico o meu direito à vitalidade, bem-estar, plenitude, perfeita saúde, sabendo que esse é o meu estado natural sendo apenas necessário aceitar se como é para que essa perfeição se manifeste.

6. Renuncio a quaisquer expectativas quanto à minha produtividade e ao meu trabalho. Trabalho e crio com alegria e satisfação, certo que a prosperidade nasce da minha auto confiança e não somente do meu esforço pessoal.

7. Renuncio a qualquer padrão da 3ª dimensão que os governos estabelecidos ou afins queiram impor sobre meu Ser. Não poderão controlar minha mente ou convicções, nem a minha prosperidade ou minha auto confiança. Tenho plenitude e liberdade para manifestar meus propósitos, e independência para criar a minha própria história.

8. Liberto-me de todas as dívidas cármicas, assim como as energias negativas impregnadas no meu corpo físico, mental, emocional e astral. Resolvo todos os padrões e adicções com leveza e desembaraço para expandir a luz e me unir ao Grande Espírito e a Mãe Terra.

9. Liberto-me de todos os pré julgamentos erronêos sobre a minha habilidade de alcançar o conhecimento, a sabedoria e as informações pertinentes provenientes do Grande Espírito e das dimensões mais Elevadas. Alcançando novos saber, idéias e sabedoria para aprender, crescer e servir de exemplo aos demais viventes.

10. Renuncio a qualquer juízo, pré julgamento ou expectativa sobre outros irmãos, sabendo que eles estão em seu perfeito lugar de evolução. Reverbero Amor e encorajamento, reservo a dar informações apenas quando for solicitado, tendo o cuidado de lembrar que a minha opinião e vivência pode não ser a deles.

Invocação de São Miguel Arcanjo.

São Miguel, São Miguel, São Miguel
Arcanjo de Deus Iluminado.
Vista-nos com uma armadura de chama azul dourada,
Sobreponha-nos com a vossa espada azul flamejante,
Libertando-nos aqui e agora de todo o mal manifestado!

São Miguel à minha frente,
São Miguel atrás de min,

São Miguel à minha direita,
São Miguel à minha esquerda,

São Miguel acima de mim,
São Miguel abaixo de mim,

São Miguel, São Miguel, São Miguel e Legiões do raio azul Celeste.
Com suas espadas e armaduras me proteja aqui!

Com suas espadas e armaduras me proteja aqui!

Com suas espadas e armaduras me proteja aqui!

Oração de São Miguel Arcanjo para proteção

São Miguel Arcanjo,

Protegei-nos no combate,

Defendei-nos com o vosso escudo contra as armadilhas e ciladas do demônio.

Deus o submeta,

Instantemente o pedimos;

E vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo procurando perder as almas.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém.

Passagens bíblicas que mencionam São Miguel Arcanjo

Como mencionado no começo do post, São Miguel Arcanjo é mencionado em cinco momentos no texto bíblico:

  • 3 vezes no Livro de Daniel;

  • 1 vez no Apocalipse; e

  • 1 vez na Epístola de Judas.

Veja abaixo os momentos que acontecem as passagens:

No Livro de Daniel

  • Daniel 10:13: O profeta Daniel recebe uma visita de um anjo. Tal anjo explica a Daniel que chegou atrasado, pois foi interrompido por um dos agentes de satanás, o príncipe da Pérsia. Por sorte, esse anjo recebeu ajuda do Arcanjo Miguel.

  • Daniel 10:20-21; Daniel 11:1: Nessa passagem, Miguel ajuda Daniel a lutar contra o agente de satanás, o príncipe da Pérsia.

  • Daniel 12:1: Trata-se de uma passagem profética, que revela que o Arcanjo Miguel estará presente no fim dos tempos, com papel desconhecido.

Em Apocalipse

  • Apocalipse 12:7-9: Miguel é mostrado como líder do exército de Deus contra o exército de satanás. Miguel vence e satanás é enviado para a terra. Trata-se de uma importante batalha, mas que não se confunde com a batalha final, na qual satanás é enviado para o fogo do abismo.

Na Epístola de Judas

  • Judas 1:9: Conta sobre a batalha de Miguel contra satanás, em forma dedragão, pelo corpo do falecido Moisés.

oração dos 21 dias de São Miguel Arcanjo para a libertação espiritual

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual