Objetos Litúrgicos Católicos
Ao conjunto dos objetos litúrgicos usados nas celebrações damos o nome ALFAIAS. "Com especial zelo a Igreja cuidou que as sagradas alfaias servissem digna e belamente ao decoro do culto, admitindo aquelas mudanças ou na matéria, ou na forma, ou na ornamentação que o progresso da técnica da arte trouxe no decorrer dos tempos" (SC 122c). Portanto, templo, altar, sacrário, imagens, livros litúrgicos, vestes e paramentos, e todos os objetos devem manifestar a dignidade do culto, que, como expressão viva de fé, identifica-se com a natureza de Deus, a quem o povo, congregado pelo Filho e na luz do Espírito Santo, adora "em espírito e verdade".
Os objetos litúrgicos usado ao culto divino, são considerados objetos sagrados e não podem ser de qualquer modo e muito menos ser manuseados de forma desrrespeitosa. Os objetos litúrgicos usados na igreja, devem ser fabricados de materiais nobres e ornados de tal forma que invoquem a riqueza dos mistérios que eles servem.
A encíclica
Sacrosanctum Concilium assim descreve a importância da dignidade dos objetos utilizados na liturgia:
"A Igreja preocupou-se com muita solicitude em que as alfaias sagradas contribuíssem para a dignidade e beleza do culto". Dessa forma, não cumpre o papel a que se propõe, objetos que não exaltem essa dignidade, tais como cálices de vidro comum ou patenas improvisadas, feitas de materiais desprovidos de valor.
O que são Símbolos Litúrgicos?
Conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, uma celebração sacramental é tecida de sinais e de símbolos. Segundo a pedagogia divina da salvação, o significado dos sinais e símbolos deita raízes na obra da criação e na cultura humana, adquire precisão nos eventos da antiga aliança e se revela plenamente na pessoa e na obra de Cristo (CIC, n.1145). Isso significa reconhecer que Deus sempre fala ao homem por intermédio da criação visível. A própria natureza se apresenta como vestígios da criação de Deus. A luz e a noite, o vento e o fogo, a água e a terra, a árvore e os frutos falam de Deus, simbolizam ao mesmo tempo a grandeza e a proximidade dele. (cf. CIC, n.1147). Desde Pentecostes, é por meio dos sinais sacramentais de sua Igreja que o Espírito Santo realiza a santificação. Os sacramentos da Igreja não abolem, antes purificam e integram toda a riqueza dos sinais e dos símbolos da natureza e da vida social (cf. CIC, n.1152).
Vejamos alguns símbolos ligados à natureza presentes em nossa liturgia:
A ÁGUA - A água simboliza a vida (remete-nos, sobretudo, ao nosso batismo, no qual renascemos para uma vida nova). Contudo, também pode simbolizar a morte (enquanto por ela morremos para o pecado).
O FOGO - O fogo ora queima, ora aquece, ora brilha, ora purifica. Está presente na liturgia da Vigília Pascal do Sábado Santo e nas incensações, como as brasas nos turíbulos. O fogo pode multiplicar-se indefinidamente. Daí, sua forte expressão simbólica. É símbolo sobretudo da ação do Espírito Santo.
A LUZ - A luz brilha, em oposição às trevas, e mesmo no plano natural é necessária à vida, como a luz do sol. Ela mostra o caminho ao peregrino errante. A luz produz harmonia e projeta a paz. Como o fogo, pode multiplicar-se indefinidamente. Uma pequenina chama pode estender-se a um número infinito de chamas e destruir, assim, a mais espessa nuvem de trevas. É o símbolo mais expressivo do Cristo Vivo, como no Círio Pascal. A luz é, pois, a expressão mais viva da ressurreição.
O PÃO E O VINHO - Símbolos do alimento humano. Trigo moído e uva espremida, sinais do sacrifício da natureza, em favor dos homens. Elementos tomados por Cristo para significarem o seu próprio sacrifício redentor.
O INCENSO - Sua fumaça simboliza, pois, a oração dos santos, que sobe qual aroma agradável a Deus, ora como louvor, ora como súplica.
O ÓLEO - Temos na liturgia os óleos dos Catecúmenos, do Crisma e dos Enfermos, usados liturgicamente na celebração dos sacramentos. Trata-se do gesto litúrgico da unção. A unção com o óleo atravessa toda a história do Antigo Testamento, na consagração de reis, profetas e sacerdotes, e culmina no Novo Testamento, com a unção misteriosa de Cristo, o verdadeiro Ungido de Deus. A palavra Cristo significa, pois, ungido. No caso, o Ungido, por excelência.
AS CINZAS - As cinzas, principalmente na celebração da Quarta-Feira de Cinzas, são para nós sinal de penitência, de humildade e de reconhecimento de nossa natureza mortal. Mas estas mesmas cinzas estão intimamente ligadas ao Mistério Pascal. Não nos esqueçamos de que elas são fruto das palmas do Domingo de Ramos do ano anterior, geralmente queimadas na Quaresma, para o rito quaresmal das cinzas.
Objetos Litúrgicos Utilizados Durante a Missa:
Dentre os objetos litúrgicos, merecem especial destaque aquelas destinadas a conter o Corpo e o Sangue do Senhor, denominadas vasos sagrados ou vasos eucarísticos.
São vários os objetos litúrgicos utilizados pela igreja, abaixo alguns exemplos e qual a finalidade de cada um:
O cálice é o recipiente onde se consagra o vinho durante a missa
.
A âmbula, também chamada de cibório ou píxide; é utilizada para a conservação e distribuição das hóstias consagradas aos fiéis
As galhetas são dois recipientes para a colocação da água e do vinho, para a celebração da missa
.
Patena
A patena é como um pequeno prato, geralmente de metal, utilizado na consagração do pão. Também é usada na distribuição da comunhão, para prevenir a
possibilidade de queda das partículas consagradas ou partes delas
.
Teca
A teca é pequeno estojo, geralmente de metal, onde se leva a Eucaristia para os doentes
.
A caldeirinha é o recipiente utilizado para colocar água benta para a aspersão. O aspersório é um pequeno bastão metálico com o qual a água benta é aspergida.
O ostensório é o objeto que serve para expor o Santíssimo para a adoração dos fiéis e também para dar a bênção eucarística. Nele há a parte central fixa,
chamada de
custódia, que contém uma parte móvel, transparente, circular, a
luneta, onde se coloca a hóstia consagrada para adoração
.
O turíbulo é o objeto utilizado na incensação. Nele é colocado o
incenso, uma resina aromática, sobre a brasa. O incenso, que simboliza a oração elevada a Deus, é depositado no turíbulo, pelo sacerdote, e guardado na
naveta, um pequeno vaso utilizado para o seu transporte.
Naveta é o objeto utilizado para se colocar o incenso, antes de queimá-lo no turíbulo.
BÁCULO
O báculo é um bastão utilizado pelos bispos. Significa que ele está em lugar do Cristo Pastor
CÍRIO PASCAL
O círio pascal é uma vela grande onde se pode ler ALFA e ÔMEGA (Cristo: começo e fim) e o ano em curso. tem grãos de incenso que representam as cinco chagas de Cristo. Usado na Vigília Pascal, durante o Tempo Pascal, e durante o ano nos batizados. Simboliza o Cristo, luz do mundo.
Crus processional é um cruz com um cabo maior utilizada nas procissões.
RELICÁRIO
O relicário é onde são guardados as relíquias dos santos.
O conjunto do lavabo (do latim
lavabo, eu lavo) é composto por jarra e bacia utilizados para lavar as mãos do sacerdote após a Apresentação das Oferendas, como prescrito pelo Missal Romano.
Objetos Litúrgicos do Espaço Celebrativo:
ALTAR - Mesa fixa, podendo também ser móvel, destinada à celebração eucarística. É o espaço mais importante da Igreja. Lugar onde se renova o sacrifício redentor de Cristo.
AMBÃO - Chama-se também Mesa da Palavra. É a estante de onde se proclama a Palavra de Deus. Não deve ser confundida com a estante do comentador e do animador do canto. Esta não deve ter o mesmo destaque do ambão.
CREDÊNCIA - Pequena mesa onde se colocam os objetos litúrgicos que serão utilizados na celebração. Geralmente, fica próxima do altar.
PRESBITÉRIO - espaço ao redor do altar, geralmente um pouco mais elevado que o restante do templo, onde se realizam os principais ritos sagrados.
NAVE DA IGREJA - Espaço do templo reservado aos fiéis.
SACRÁRIO - Chama-se também Tabernáculo. É uma pequena urna onde são guardadas as partículas consagradas e o Santíssimo Sacramento. Recomenda-se que fique num lugar apropriado, geralmente numa capela lateral.
PÚLPITO - Lugar nas igrejas antigas de onde o presidente fazia a pregação. Hoje, praticamente não é mais usado.
BATISTÉRIO ? lugar reservado para a celebração do batismo. Em substituição ao verdadeiro batistério, usa-se a pia batismal.
SACRISTIA ? sala anexa à igreja onde se guardam as vestes dos ministros e os objetos destinados às celebrações; é também o lugar onde os ministros se paramentam.