O conjunto do lavabo (do latim lavabo, eu lavo) é composto por jarra e bacia utilizados para lavar as mãos do sacerdote após a Apresentação das Oferendas, como prescrito pelo Missal Romano.
A jarra e a bacia devem ser feitas preferencialmente de metal, mas pode-se utilizar outro material resistente. Apesar do vidro não ser o mais adequado, pode também ser utilizado.
Para a Celebração Eucarística, o conjunto do lavabo é colocado na credência. Logo após a Apresentação das Oferendas, o acólito ou os coroinhas aproximam-se do sacerdote com a jarra e a bacia e derramam água sobre suas mãos. Em seguida, levam novamente o conjunto do lavabo para a credência.
O próprio sacerdote, o diácono, o acólito e os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, após a Comunhão dos fieis, devem purificar seus dedos. Contudo, neste momento não se usa o conjunto do lavabo, e sim outro recipiente chamado purificatório, semelhante no formato ao cibório, mas de menores proporções. O purificatório permanece igualmente sobre a credência.