Casula Rosa
Casula rosa confeccionada em tecido brocado na cor litúrgica roseo com fios dourados. Tecido muito macio ao toque, leve e com ótimo caimento.
Galão da casula, assim como a gola e o barrado em toda a volta da casula é em veludo alemão de cor roxo com bordados em fio ouro e acabamento em viés dourado.
Acompanha a estolinha da casula.
strong>Informações Adicionais:
Por que o padre se veste de rosa?
O belíssimo significado da cor litúrgica mais peculiarEm um domingo do Advento e da Quaresma, os sacerdotes católicos têm a opção de vestir uma casula rosa.
É possível que o padre, se escolher esta cor, faça algum comentário sobre seu significado antes de começar a missa.
Ainda que a escolha da cor e os comentários do sacerdote poderiam intrigar e divertir alguns paroquianos, a verdade é que as vestimentas já têm séculos de tradição católica. Há um profundo significado simbólico na cor litúrgica rosa.
Esta cor, usada somente duas vezes em todo o ano litúrgico, associa-se tradicionalmente a um sentido de alegria em um período de penitência.
Em ambos os domingos (Gaudete? no Advento e Lætare na Quaresma), o padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa está próxima.
O rosa representa uma quebra na austeridade do Advento ou da Quaresma, simbolizando uma alegria contida.
Inclusive a antífona de entrada cantada tradicionalmente no Domingo de Lætare (4º Domingo da Quaresma) fala da alegria que nos inunda:
Lætare Jerusalem: et conventum facite omnes qui diligitis eam: gaudete cum lætitia, qui in tristitia fuistis: ut exsultetis, et satiemini ab uberibus consolationis vestræ.
Em Português:
Alegra-te, Jerusalém; rejubilai, todos os seus amigos. Exultai de alegria, todos vós que participastes no seu luto e podereis beber e saciar-vos na abundância das suas consolações.
A antífona do 3º Domingo do Advento é semelhante: Alegrai-vos sempre no Senhor. Exultai de alegria: o Senhor está perto?.
Então, quando vemos a cor rosa na missa, somos convidados a alegrar-nos: a estação da penitência está acabando e se aproxima a celebração do Nascimento ou da Ressurreição de Cristo, segundo cada época litúrgica.
DICAS DE CONSERVAÇÃO DAS CASULAS
Para passar, pode usar o ferro normalmente de preferência do lado avesso e não muito quente.
Em caso de dúvidas, pode lavar a seco em lavanderias especializadas.
Não recomendamos guardar em local totalmente fechado ou em sacos plásticos por tempo prolongado.
Deixar os paramentos pendurados em cabides em lugares arejados.
Os paramentos litúrgicos são vestes que podem durar anos e anos. Essa casula pode ser lavada normalmente com sabão neutro em pouca quantidade e de preferência lavar manualmente com delicadeza e deixar secar a sombra.