Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Casula

A Casula é a veste litúrgica que se utiliza sobre a alva e a estola nas celebrações Escarística. As cores variam conforme a liturgia do dia e do tempo litúrgico. A casula pode ter algumas variações em seu formato, sendo as mais usadas a casula gótica e casula romana.


 

Conheça Nossas Casulas Cotidiana

casulas cotidiana

As casulas cotidiana são uma ótima opção como paramentos do dia a dia. Confeccionadas em tecido Milano, leve de ótimo caimento e mantendo toda a qualidade dos paramentos Santa Inês,

Confira Todas as Categorias

Escolha por Cores


paramentos dourada casulas verde paramentos vermelha casulas roxa paramentos mariana casulas padroeiros paramentos cotidiana casulas rosa paramentos branca casulas preta




 

Casula Sacerdotal


Casula do padre é a veste litúrgica do sacerdote celebrante durante a celebração eucarística. Deve ser usada sobre a túnica e a estola.

A casula é usada sempre sobre alva e estola, preferencialmente com amito e cíngulo; por conta do seu significado atrelado ao sacrifício, a casula é usada unicamente na missa.

A casula é vestida pela primeira vez na ordenação presbiteral. Logo após a imposição das mãos e oração consecratória, o padre retira a estola diaconal, põe a presbiteral e, sobre ela, a casula. Posteriormente, segue o rito de ordenação com a unção das mãos.

A palavra Casula, tem origem no latim (Casulla), que significa pequena casa. Também é chamada de planeta uma derivação de paenula.

A casula deve ser nas cores litúrgicas como branco, verde, roxo, vermelho, roseo e preto. Era comum o uso da casula para todos os ministros, mas passou a ser uma veste exclusiva dos sacerdotes no século IX.

Oração da Casula

Domine, qui dixisti: Iugum meum suave est, et onus meum leve: fac, ut istud portare sic valeam, quod consequar tuam gratiam. Amen.
(Senhor, que dissestes:

O meu jugo é suave e o meu peso é leve, fazei que o suporte de maneira a alcançar a Vossa graça. Amém) - (O Signore, che hai detto: Il mio gioco è soave e il mio carico è leggero: fa che io possa portare questo [indumento sacerdotale] in modo da conseguire la tua grazia. Amen).

A oração para vestir a casula é a última parte da grande oração para paramentação, conlui-se com "Amen". Ela fala da casula como "julgo suave de Cristo" e recorda a cruz que aparece em vários modelos.


Quando usar a Casula?

Na Instrução Geral do Missal Romano de número 337 diz:

A não ser que se disponha de outro modo, a veste própria do sacerdote celebrante, tanto na Missa como em outras ações sagradas em conexão direta com ela, é a casula ou planeta sobre a alva e a estola.

Endende-se como uso da casula, sendo obrigatório em todas as missas. Mesmo o uso sendo obrigatório, isso não dispensa o uso da estola, que sempre deve fazer parte do conjuntos das vestes litúrgicas.

A única exceção para o não uso da casula é quando o missal prescreve a substituição da casula pela Capa de Asperge ou pluvial.

Na IGMR de número 209, menciona outra exceção que é em casos de concelebrações.

Se houver motivo justo, como, por exemplo, grande número de concelebrantes e escassez de paramentos, podem os concelebrantes, exceto sempre o celebrante principal, dispensar a casula ou planeta, e usar apenas a estola sobre a alva.

Na ordenação presbiteral a casula é entregue ao sacerdote junto com a estola sacerdotal na celebração de sua ordenação, sendo entregue após a oraçao consecratória.

História da Casula

A casula tem como origem uma antiga vestimenta romana chamada Paenula, que era como um manto de formado arredondado, que os homens usavam sob a túnica, e essa veste era usada do dia a dia por todas as pessoas na época entre os séculos III e VI.

Com uma influência Germânica no século VI e VII aos poucos as vestes romanas foi modificando, porém o clero manteve o uso da tradicional Paenula e somente no século IX é que se torna uma veste exclusiva de uso sacerdotal.

A partir do século XVI, por maior praticidade, passa-se a encurtar cada vez mais as laterais das casulas, até que em finais do século XVII chega-se ao modelo hoje conhecido como casula romana e que foi o mais utilizado no Rito Romano até o Movimento Litúrgico do século XX recuperar o uso das casulas góticas, que se tornaram novamente comuns após a reforma litúrgica de 1969.

Contudo, as casulas góticas atuais geralmente são mais simples e de tecidos mais leves que as medievais. Há também as casulas semi-góticas surgidas no século XX que consistem em uma versão mais curta da casula gótica.


Casula e seu Caráter Sacrificial

No decorrer dos séculos, como vimos, a casula teve seu uso resumido aos sacerdotes.

Não tardou para que fosse atruído à casula uma imagem de "veste do sacerdote".

A casula foi comparada o manto que deveriam usar os judeus ao imolar o cordeiro para a páscoa, como foi ordenado na lei de Moisés.

Assim como faziam os sacerdotes daquele povo, fazem os do povo cristão: imolar o cordeiro estando cingidos e vestidos com o manto.
A relação entre casula e o caráter seu sacrificial é tão notável, que alguns protestantes deixaram de usar a casula para indicar que não se realizava ali verdaeiramente um sacrifício.

A omissão da casula, por mais que não deva ser diretamente relacionada com a negação desse dogma, deixa de expressar essa belíssima realidade presente na Santa Missa que é a celebração do sacrifício incruento de Cristo.

Tipos de Casulas

Desenvolveram-se a dois modelos de casulas. A casula gótica e a casula romana. A casula gótica (século IX), que é mais ampla e feita de tecidos mais leves.

A casula gótica pode ter ou não gola, o que mais se destaca é o galão que desce ao centro da casula até em baixo. Há também variações da casula gótica, como as semi-góticas, com galão em Y, com gola aberda ou fechada. Mas no geral são variações de casulas gótica.

casula gotica
E a casula romana (século XVI), mais estreita e de tecidos mais pesados. Ainda que a reforma conciliar tenha difundido o uso da casula gótica, os dois modelos podem e devem ser igualmente utilizados.


casula romana

Algumas pessoas confundem e acham que a casula romana é tridentina e a casula gótica é moderna. porém, mesmo antes da reforma (e até na Idade Média), já se usava casula gótica na Missa em rito tradicional, e, ainda depois da reforma de Paulo VI, se continuou usando casula romana.

Independente do modelo, a casula caracteriza-se por possuir uma faixa larga ou galão central. Nas casulas romanas, geralmente a faixa posterior toma a forma de uma cruz. Em algumas das casulas góticas adota-se uma cruz estilizada, denominada ?trífida?.

Esta preocupação em ligar o símbolo da cruz à casula leva-nos ao seu duplo significado: o jugo suave da cruz que o sacerdote coloca sobre os ombros durante a Santa Missa e o amor de Deus, manifestado no sacrifício de Cristo, que envolve toda a humanidade, representada pelo sacerdote.


Casula e as Cores Litúrgicas

O uso da casula deve seguir as cores litúrgicas de acordo com cada tempo do ano litúrgico. Cada cor tem um profundo significado litúrgico.

Casula Branca:

A casula Branca é caracterizado pelos tempos de festas, por exemplo: No natal e em todo o tempo do natal, assim como em todo o tempo pascal. A cor litúrgica branca, também é caracterizados pelas festas dos Santos, pela Virgem Maria.

Casula Verde

A casula verde é um paramento para ser usado no tempo comum. O tempo comum é o tempo do ordinário da vida, nas celebrações vamos vendo o ordinário da vida de Jesus, que é a cor que vai nos chamando constatemente a uma esperança de um tempo, uma vida, um momento melhor.

Casula Roxa

A casula roxa, se usa em dois momentos no ano litúrgico. O tempo da Quaresma e o tempo do Advento, que são dois momentos de preparação, ou seja, a cor roxo nos recorda de que nós não estamos preprados, precisamos de uma preparação.

Casula Vermelha

A casula vermelha em sua cor litúrgica, simbolia duas realidades. Primeiro a vinda do Espírito Santo que é a festa de Pentecostes, mas também esse mesmo espírito que veio sob os apóstolos ele vem sob cada um de nós.

Então esse mesmo fogo nos leva a dar-nos a vida por Cristo. Por esse motivo não somente na festa de pentecostes mas também nas festas dos mártires, se faz o uso da casula vermelha.

Os concelebrantes devem usar todos o mesmo modelo de casula?

Não, mas com ressalvas. É, sim, permitido que, numa mesma celebração, alguns sacerdotes usem um modelo de casula e outros usem outro.

Por exemplo, o bispo usa casula gótica e os seus sacerdotes, casula romana; ou ainda, os já sacerdotes usam casula romana e os que se estão ordenando, gótica. O que não se pode fazer é misturar dois ou mais modelos, se disso resultar uma combinação desarmônica, que fuja ao bom senso litúrgico.

Quando se usa casula, a estola é dispensável?

Não, Sempre que se usa casula é obrigatório o uso da estola. O Galão é um ornamento presente na casula que não faz as vezes da estola, sendo assim não se pode suprimir a estola por conta desse elemento. Vale a pena ressaltar ainda que a estola usa-se sempre sob a casula e nunca sobre ela.

Confecção da Casula

Na confecção das casulas sacerdotais, sempre utilizamos o que há de melhor e mais moderno no mercado. Sempre utilizamos tecidos nobres de fios de qualidade, proporcionando maior conforto beleza e elegâncias as veste litúrgicas.

Os tecidos são sempre fabricados com fios nobres para manter melhor caimento da casula.

O galão da casula é bordado em fio ouro trazendo assim mais brilho e beleza para a veste. Utilizamos na grande maioria veludo alemão na confecção dos galões das casulas. É um veludo de um lindo brilho e qualidade superior.

Lavagem da Casula


Para lavar a casula, pode ser manualmente ou em maquina de lavar em ciclo delicado com sabão neutro.

Recomendamos evitar sempre de molhar o galão da casula, quanto menos lavar o galão mais anos irá durar e se manter bonito.

Sempre deixar secar a sombra.

Passar com ferro não muito quente e de preferência do lado avesso.

Dicas de como conservar as Casulas


A casula de padre é uma veste que pode durar por muito anos. Conhecemos padres que adiquiriram peças nossas a mais de 15 anos e ainda tem sua casula em ótimo estado.

Procure lavar o mínimo possivel e de preferância quando for lavar, nao molhe o galão. Não estraga molhar o galão da casula, porém quanto menos molhar mais anos irá durar.

Deixa as casulas sempre penduradas em bons cabides e em guarda-roupas com certa ventilação ou que sempre está abrindo para renovar o ar e não correr o risco de pegar mofo ou odor.

Se acaso acontecer de manchar muito o tecido da casula, as vezes é mais fácil trocar o tecido aproveitando o galão bordado, do que ficar tentando lavar várias e várias vezes.

Realizar a troca do tecido da casula é bem simples e rápido e de baixo custo, pois o maior valor da casula se encontra na gola e galão bordados.

Casula Cotidiana Roxa com galão em veludo
R$ 780,00
ou 5x de R$ 156,00 sem juros ou em até 10x de R$ 83,69 no cartão ou R$ 717,60 à vista com 8% de desconto
Casula Cotidiana Vermelha Medalhão Cordeiro
R$ 780,00
ou 5x de R$ 156,00 sem juros ou em até 10x de R$ 83,69 no cartão ou R$ 717,60 à vista com 8% de desconto
Casula Cotidiana com galão em veludo
R$ 780,00
ou 5x de R$ 156,00 sem juros ou em até 10x de R$ 83,69 no cartão ou R$ 717,60 à vista com 8% de desconto
Casula Cotidiana Sagrado Coração de Jesus
R$ 490,00
ou 5x de R$ 98,00 sem juros ou em até 10x de R$ 52,57 no cartão ou R$ 450,80 à vista com 8% de desconto
Casula Rosa PX
R$ 390,00
ou 5x de R$ 78,00 sem juros ou em até 10x de R$ 41,84 no cartão ou R$ 358,80 à vista com 8% de desconto
Casula Rosa pelicano
R$ 490,00
ou 5x de R$ 98,00 sem juros ou em até 10x de R$ 52,57 no cartão ou R$ 450,80 à vista com 8% de desconto
Casula Rosa medalhao jhs gola em veludo
R$ 490,00
ou 5x de R$ 98,00 sem juros ou em até 10x de R$ 52,57 no cartão ou R$ 450,80 à vista com 8% de desconto
Casula Rosa cotidiana cruz
R$ 390,00
ou 5x de R$ 78,00 sem juros ou em até 10x de R$ 41,84 no cartão ou R$ 358,80 à vista com 8% de desconto
Casula Rosa cotidiana cruz
R$ 390,00
ou 5x de R$ 78,00 sem juros ou em até 10x de R$ 41,84 no cartão ou R$ 358,80 à vista com 8% de desconto
Casula Rosa Cordeiro
R$ 390,00
ou 5x de R$ 78,00 sem juros ou em até 10x de R$ 41,84 no cartão ou R$ 358,80 à vista com 8% de desconto
Casula Rosa cotidiana com gola em veludo medalhao cordeiro.
R$ 490,00
ou 5x de R$ 98,00 sem juros ou em até 10x de R$ 52,57 no cartão ou R$ 450,80 à vista com 8% de desconto
Casula cotidiana rosa com medalhão e gola em veludo e bordados com fio ouro.
R$ 490,00
ou 5x de R$ 98,00 sem juros ou em até 10x de R$ 52,57 no cartão ou R$ 450,80 à vista com 8% de desconto
Casula Branca Mariana modelo Cotidiana
R$ 390,00
ou 5x de R$ 78,00 sem juros ou em até 10x de R$ 41,84 no cartão ou R$ 358,80 à vista com 8% de desconto
Casula Dourada C5094 cordeiro
R$ 1.890,00
ou 5x de R$ 378,00 sem juros ou em até 10x de R$ 202,78 no cartão ou R$ 1.738,80 à vista com 8% de desconto
Casula San Gregório Dourada
R$ 1.680,00
ou 5x de R$ 336,00 sem juros ou em até 10x de R$ 180,24 no cartão ou R$ 1.545,60 à vista com 8% de desconto
Casula Mariana
R$ 1.890,00
ou 5x de R$ 378,00 sem juros ou em até 10x de R$ 202,78 no cartão ou R$ 1.738,80 à vista com 8% de desconto
Casula Verde C5094 cordeiro
R$ 1.890,00
ou 5x de R$ 378,00 sem juros ou em até 10x de R$ 202,78 no cartão ou R$ 1.738,80 à vista com 8% de desconto
Casula Roxa San Donato
R$ 1.890,00
ou 5x de R$ 378,00 sem juros ou em até 10x de R$ 202,78 no cartão ou R$ 1.738,80 à vista com 8% de desconto
Casula São José
R$ 1.580,00
ou 5x de R$ 316,00 sem juros ou em até 10x de R$ 169,52 no cartão ou R$ 1.453,60 à vista com 8% de desconto
Casula Dourada C592
R$ 1.680,00
ou 5x de R$ 336,00 sem juros ou em até 10x de R$ 180,24 no cartão ou R$ 1.545,60 à vista com 8% de desconto
Casula Florença
R$ 2.180,00
ou 5x de R$ 436,00 sem juros ou em até 10x de R$ 233,89 no cartão ou R$ 2.005,60 à vista com 8% de desconto
Casula Rosa San Donato
R$ 1.890,00
ou 5x de R$ 378,00 sem juros ou em até 10x de R$ 202,78 no cartão ou R$ 1.738,80 à vista com 8% de desconto
Casula Sagrado Coração
R$ 1.890,00
ou 5x de R$ 378,00 sem juros ou em até 10x de R$ 202,78 no cartão ou R$ 1.738,80 à vista com 8% de desconto
Casula Dourada San Carlo apl
R$ 1.680,00
ou 5x de R$ 336,00 sem juros ou em até 10x de R$ 180,24 no cartão ou R$ 1.545,60 à vista com 8% de desconto
Casula Dourada JHS e Maria
R$ 1.580,00
ou 5x de R$ 316,00 sem juros ou em até 10x de R$ 169,52 no cartão ou R$ 1.453,60 à vista com 8% de desconto
Casula Pelicano
R$ 1.890,00
ou 5x de R$ 378,00 sem juros ou em até 10x de R$ 202,78 no cartão ou R$ 1.738,80 à vista com 8% de desconto
Casula Paleocristiana dourada com galao em veludo
R$ 1.470,00
ou 5x de R$ 294,00 sem juros ou em até 10x de R$ 157,71 no cartão ou R$ 1.352,40 à vista com 8% de desconto
Casula Roxa Modelo San Carlo Aplicações
R$ 1.680,00
ou 5x de R$ 336,00 sem juros ou em até 10x de R$ 180,24 no cartão ou R$ 1.545,60 à vista com 8% de desconto
Casula Verde San Donato
R$ 1.890,00
ou 5x de R$ 378,00 sem juros ou em até 10x de R$ 202,78 no cartão ou R$ 1.738,80 à vista com 8% de desconto
Casula Dourada modelo San Donato
R$ 1.780,00
ou 5x de R$ 356,00 sem juros ou em até 10x de R$ 190,97 no cartão ou R$ 1.637,60 à vista com 8% de desconto
Kit 04 Casulas Cotidianas Cordeiro
R$ 1.399,00
ou 5x de R$ 279,80 sem juros ou em até 10x de R$ 150,10 no cartão ou R$ 1.287,08 à vista com 8% de desconto
Kit 04 Casulas Cotidianas com gola de veludo
R$ 1.799,00
ou 5x de R$ 359,80 sem juros ou em até 10x de R$ 193,01 no cartão ou R$ 1.655,08 à vista com 8% de desconto
Casula Cotidiana Roxa IHS
R$ 390,00
ou 5x de R$ 78,00 sem juros ou em até 10x de R$ 41,84 no cartão ou R$ 358,80 à vista com 8% de desconto
Casula Cotidiana C206-1
R$ 390,00
ou 5x de R$ 78,00 sem juros ou em até 10x de R$ 41,84 no cartão ou R$ 358,80 à vista com 8% de desconto
Casula Dourada Via Crucis
R$ 1.890,00
ou 5x de R$ 378,00 sem juros ou em até 10x de R$ 202,78 no cartão ou R$ 1.738,80 à vista com 8% de desconto
Casula Dourada Modelo San Giovanni
R$ 1.990,00
ou 5x de R$ 398,00 sem juros ou em até 10x de R$ 213,50 no cartão ou R$ 1.830,80 à vista com 8% de desconto
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual