Estola, o que é e para que serve?
A estola, é um paramento, usado pelos sacerdotes nas missas e de todos os sacramentos da igreja. É um paramento próprio dos ministros ordenados, é justamente indicar a dignidade que lhes é concedida pelo Sacramento da Ordem. Esta dignidade, porém, é distinta para os sacerdotes e para os diáconos, o que é visivelmente expresso na forma de vestir este paramento:
Estola sacerdotal
A estola sacerdotal, é uma espécie de tira de pano em torno do pescoço descendo dos dois lados até a altura da cintura provém da Hispania e das Galias do Império Romano e, durante a época carolíngia, a estola se incorporou à liturgia romana. Segundo a Instrução Geral do Missal Romano, a veste própria do sacerdote celebrante, tanto na missa como em outras ações sagradas, em conexão direta com ela, é a casula ou planeta sobre a alva e a estola? (IGMR, 337)
Estola Diaconal
A estola diaconal é colocada pelo sacerdote em torno do pescoço, pendendo diante do peito; o diácono usa a estola a tiracolo sobre o ombro esquerdo, prendendo-a do lado direito? (IGMR, n. 340).
Oração da Estola
Redde mihi, Domine, stolam immortalitatis, quam perdidi in praevaricatione primi parentis; et, quamvis indignus accedo ad tuum sacrum mysterium, merear tamen gaudium sempiternum.
(Restitui-me, Senhor, a estola da imortalidade, que perdi na prevaricação do primeiro pai, e, ainda que não seja digno de me abeirar dos Vossos sagrados mistérios, fazei que mereça alcançar as alegrias eternas)